Cãibras musculares nada mais são que contrações musculares intensas de um só músculo isolado ou de um grupo deles e que ocorrem sem ser solicitadas, ou seja, são contrações involuntárias. Normalmente acontecem após exercícios físicos extenuantes, e sua duração em geral é de alguns segundos; na grande maioria das vezes elas desaparecem subitamente podendo-se observar o endurecimento do grupo muscular onde atuam, sendo que os músculos mais freqüentemente afetados são: o gastrocnêmio, os isquiotibiais e os abdominais. São comuns nos indivíduos saudáveis, especialmente após um exercício intenso.
De acordo com estudos recentes, foram apontadas diferentes teorias para explicar como e por que as cãibras musculares surgem:
- A teoria metabólica: as cãibras ocorrem quando o músculo se torna "intoxicado" por metabólitos provenientes da atividade contrátil. Substancias tóxica ao músculo é a amônia e o ácido láctico.
- A teoria da desidratação: afirma-se que o suor liberado durante o exercício físico representa uma perda de água tão considerável que pode provocar desequilíbrio nos fluidos corporais e pode assim interferir no mecanismo contrátil dos músculos, provocando sua contração súbita. É uma das causas mais comuns da ocorrência de cãibras musculares.
- A teoria eletrolítica: afirma-se que juntamente à água perdida com a transpiração excessiva, é liberada certa quantidade de eletrólitos necessários ao organismo. A ausência destes eletrólitos leva a que o tecido muscular se ressinta da falta dos mesmos, reagindo com contrações involuntárias (cãibras). O sódio e o potássio são os principais eletrólitos que, em deficiência, levam ao aparecimento das cãibras musculares.
- A teoria ambiental: sugere-se que as cãibras musculares são causadas por modificações extremas no ambiente externo ao organismo, principalmente modificações na temperatura. Acredita-se que temperaturas altamente elevadas ou extremamente baixas seriam as principais responsáveis pelo aparecimento destes distúrbios musculares.
As cãibras podem ser causadas também por uma irrigação sanguínea inadequada dos músculos, podendo ocorrer, por exemplo, quando após uma refeição, o sangue flui principalmente para o trato gastrointestinal irrigando os músculos envolvidos no processo digestivo e não para os músculos esqueléticos nos braços e pernas.
Basicamente os sintomas das cãibras musculares se resumem a um só: dor intensa no músculo ou grupamento muscular mais exigido durante uma atividade física.
O tratamento para as cãibras seria hidratação adequada, reposição eletrolítica, alongamento (antes e após atividade física), evitar a realização de exercícios após uma refeição, reposição dos níveis de sódio durante os intervalos de exercícios pesados, descanso dos músculos após um treino intenso. Em geral as cãibras são inofensivas e não exigem tratamento.
Quando as cãibras aparecerem durante um exercício ou competição, tome as seguintes medidas:
- Alongar! As cãibras são normalmente relacionadas à mudança na capacidade de peso, ou seja, alongamento e exercícios sem peso são tratamentos efetivos. Outra opção é massagear a área, esfregando o músculo afetado, isto ajudará a aliviar a dor e também auxiliará no estímulo à corrente sangüínea e ao movimento de líquidos na área. Estimule a recuperação, descanso e reidratação adequada.
Autora: Adriana Pereira
EQUIPE SANDER SPORT DE ARIQUEMES - RO
Nenhum comentário:
Postar um comentário