quinta-feira, 19 de maio de 2011

OPINIÃO – “Empresas privadas não patrocinam CBTKD e Federações”



POR TAEKWONDO NEWS 


Essa política de fazer equipes de federações para disputas de campeonatos brasileiros já devia ter acabado. É um absurdo que os dirigentes ainda insistam nesse formato de competição. 

As competições têm que ser feitas para clubes (academias) e atletas. Praticamente todos os esportes são organizados pelas entidades para promoverem os atletas e seus clubes. As federações que agem assim, normalmente, tem tido bons lucros financeiros. Muitas delas acabam se profissionalizando mesmo o esporte tendo a fama de amador. 

Não há como as entidades do Tkd brasileiro colocar o esporte entre os primeiros do mundo trabalhando da maneira que vem fazendo. Essa política da CBTKD de atender os dirigentes das federações com campeonatos por equipes de federações vai continuar sendo improdutivas para os clubes, atletas e possíveis patrocinadores. A mentalidade em que o estado tem que dar tudo não funciona numa sociedade capitalista onde o valor do dinheiro e da livre iniciativa são os que dão as cartas. 

A Confederação Brasileira de Tkd vem se transformando, desde sua fundação, se é que podemos fazer esta comparação, numa China contemporânea. Onde o capitalismo manda, mas a política é comunista. Aí, a comparação com a China está furada, em termos de grana. Mas não podemos negar que existe uma mentalidade comunista dentro da confederação quando o assunto é politica. Basta tirar o dinheiro que o governo lhe manda anualmente que teremos uma entidade falida. 

A CBTKD não se auto-sustenta financeiramente, porque trabalha com uma política comunista na área das relações entre os dirigentes das federações com os dirigentes da CBTKD. Basta dizer que não há democracia nas suas federações estaduais. Outras que não tem nenhum pipoqueiro de carrocinha, daqueles que ficam nas frentes de escolas, querendo patrociná-las. 

A CBTKD com estes anos todos de estrada não tem uma única empresa, que não seja do governo patrocinando-a. Isto por que existe uma pressão da imprensa encima do governo e do COB cobrando resultados olímpicos. 

Sendo assim dificilmente um empresário vai colocar o nome de sua empresa numa entidade da qual tem sua estética de trabalho voltada para atender os companheiros. O esporte é o que menos interessa. 


Fonte: Tribuna do TaeKwonDo e TKD NENS

Nenhum comentário:

Postar um comentário