sexta-feira, 8 de junho de 2012

Federação Internacional intervém após taekwondista ser vetado dos Jogos

Aaron Cook  (Foto: Getty Images)

Fonte:Globoesporte/lutas

A Federação Internacional de Taekwondo decidiu interferir no processo seletivo britânico para as Olimpíadas de Londres. A decisão foi tomada após a entidade local vetar pela terceira vez a convocação de Aaron Cook, número 1 do esporte no país e atual bicampeão europeu da categoria até 80 quilos, mesmo após o pedido do Comitê Olímpico nacional para que o processo fosse revisto.

Aaron terminou os Jogos de Pequim na quarta colocação aos 17 anos. O resultado o tornou uma celebridade no país, e o atleta confirmou a qualidade em diversas competições internacionais no último ciclo olímpico. Apesar das conquistas, ele foi preterido em favor de Lutalo Muhammad, que está 59 posições abaixo dele no ranking mundial.

- Estamos extremamente desapontados pela forma como a seleção britânica foi conduzida e está claro que os critérios inconclusivos estão causando confusão. A maneira como a seleção foi feita está minando o respeito do esporte e evidenciando a falta de transparência. As pessoas praticam o taekwondo porque representa o esporte na essência: uma demonstração individual de habilidade, velocidade e força. É essencial que a Federação Internacional preserve essa pureza com transparência e pulso. Os atletas devem ser avaliados em igualdade de condições, e por isto estamos comprometidos em solicitar esta revisão – disse o secretário geral da entidade, Jean-Marie Ayer, em entrevista ao jornal “The Guardian”.

A Federação Britânica argumenta que a mudança nos critérios de pontuação de golpes na cabeça faz de Muhammad uma melhor aposta de medalha do que Cook. Considerando a justificativa absurda, os representantes do atleta preterido já articulam uma ação legal antes que a convocação definitiva seja feita. Eles acreditam que a não- convocação teve motivação política, já que o campeão europeu fez duras críticas à Federação no ano passado.

- Se o número 1 do país e atual campeão do continente não competir, será uma desgraça nacional que a mídia fará questão de destacar. Vamos tentar reverter essa situação até o último minuto – disse um representante do lutador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário