quinta-feira, 26 de julho de 2012

Único medalhista olímpico do país, afegão vai a Londres atrás do ouro

Rohullah Nikpai atleta taekwondo (Foto: Agência AFP)



Fonte: Globoesporte.com

Raras eram as notícias esportivas sobre o Afeganistão. Mas, em 2008, Rojullah Nikpai mudou este panorama. Com apenas 21 anos, o ex-refugiado de guerra conquistou a primeira medalha do país na história dos Jogos Olímpicos, ao sair de Pequim com o bronze no taekwondo, na categoria até 58kg. Quatro anos após o feito, o atleta está novamente nas Olimpíadas e espera marcar mais uma vez a história de seu país. Deste vez, se tornando o primeiro campeão olímpico de sua nação.

- Eu quero ganhar a medalha de ouro, treinei muito duro e estou pronto. Uma medalha olímpica é algo muito importante para o meu país. Antes de Pequim, ninguém tinha uma – disse o atleta.

Rojullah e sua família deixaram Cabul, a capital do Afeganistão, quando ele ainda era criança por conta da guerra e foram buscar refúgio no Irã. Para tentar esquecer um pouco das dificuldades do dia a dia, o jovem buscou ajuda no esporte e, com 10 anos de idade, começou a praticar o taekwondo.

- Quando eu era pequeno, o meu país estava em guerra e minha família teve que mudar. Só voltamos quando a guerra acabou – complementou.

Também conhecido como "o guerreiro de Cabul", trabalhou como cabeleireiro para manter vivo o sonho olímpico, que se tornou realidade em 2008. Após a conquista olímpica, Rojullah diz que obteve mais apoio no país e melhorou a preparação para Londres.

- Depois da medalha olímpica minha vida mudou financeiramente. Agora sou muito famoso no meu país, todo mundo gosta de mim, meu povo, o povo afegão. Estou feliz – concluiu

Nenhum comentário:

Postar um comentário