domingo, 10 de julho de 2011

Diogo Silva destaca bom momento e fala em buscar um pódio inédito em 2012


Fonte: Super Esportes

Diogo Silva destaca bom momento e fala em buscar um pódio inédito em 2012

Para o brasileiro Diogo Silva, conquistar a primeira vaga do taekwondo brasileiro para as Olimpíadas de Londres-2012 foi apenas o primeiro passo de um plano muito maior. No último dia 1º, ele venceu o mexicano Erick Osório e conseguiu, não só a medalha de bronze do Pré-Olímpico Mundial da modalidade, disputado no Azerbaijão, como o passaporte para a capital inglesa no ano que vem. Além da vaga, Diogo ainda colocou seu nome na história como primeiro brasileiro a atingir tal feito em um torneio mundial.

De volta ao Brasil, o lutador conversou com o Correio por telefone e afirmou: “O plano é conquistar uma medalha em Londres. Vai ser uma questão de detalhes”. Na bagagem, Diogo carrega a experiência que teve em Atenas-2004. “Eu ainda estava muito cru, tinha 22 anos. A vontade de participar de uma Olimpíada era maior do que a consciência de estar lá. Ainda assim cheguei na semifinal”, recordou ele, citando a primeira experiência em Jogos Olímpicos.

Em 2008, Diogo viveu um momento frustrante por não ter conseguido disputar as Olimpíadas de Pequim. Naquela época, ele afirmou que estava no auge da forma física. Agora, quase quatro anos depois, ele destaca outro fator como fundamental para perseguir a medalha. “Hoje eu me sinto melhor. Caí um pouco na parte física e na explosão, mas ganhei em experiência e habilidade para administrar a tensão e a ansiedade. O atleta é muito atingido psicologicamente em grandes competições e agora consigo colocar tudo isso a meu favor.”

Antes de chegar à Europa, no entanto, Diogo Silva tem uma série de compromissos ainda em 2011. O primeiro deles serão os Jogos Mundiais Militares, de 20 a 23 de julho, no Rio de Janeiro. Depois, o mais importante: os Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara. Lá, o brasileiro vai defender a medalha de ouro conquistada no Rio, em 2007. Segundo Diogo, a tarefa será árdua. “Desta vez vou ser bem estudado, por ter conseguido a vaga para Londres e por ser o atual campeão. Mas encaro isso como um fator motivacional, sabendo que tenho uma grande missão. Se eu conseguir defender o título, vou entrar para a história do esporte no Brasil”, projetou.

Quem é ele

Nome: Diogo André Silvestre da Silva
Nascimento: 7/3/1982
Local: São Sebastião (SP)
Idade: 29 anos
Altura: 1,78m
Peso: 68kg
Categoria: meio-médio
Conquistas: 4º nas Olimpíadas de Atenas-2004, Ouro Pan do Rio-2007 e Bronze no Pan de Santo Domingo-2003

Três perguntas para Diogo Silva

Como foi o caminho até conquistar a vaga no Pré-Olímpico?
Um dos mais difíceis do esporte. Na minha categoria havia 65 atletas para apenas três vagas. Eu era um dos cabeças de chave, o 6º pela pontuação do ranking mundial. Tive quatro lutas para poder entrar nas eliminatórias. Depois veio a semifinal. Perdi para um turco e na repescagem consegui a vaga contra o mexicano.

Em Atenas-2004 você protestou contra a falta de apoio ao taekwondo. Como estão as coisas hoje?
Hoje a gente passa por um bom momento, um processo de reformulação positivo para o esporte. Tínhamos como presidente um sul-coreano naturalizado que não desenvolvia o esporte da melhor forma. Ficamos empacados por muitos anos. Agora temos um brasileiro tentando das melhores maneiras reformular a modalidade no país e dando mais possibilidades para os atletas.

Já pensa nas Olimpíadas de 2016, no Rio?
Meu foco principal é Londres, vai depender muito do que acontecer lá. O que vai me fazer pensar no Rio é o resultado do ano que vem. Se eu conseguir me manter entre os 10 melhores do mundo nos próximos quatro anos, com certeza vou tentar uma vaga no Rio. Mas não faço nenhum tipo de plano que não possa cumprir. Se eu não puder chegar apto a estar entre os melhores, brigando por medalha, não terei essa pretensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário