terça-feira, 16 de agosto de 2011

Com a vaga em 2012, Diogo Silva quer surfar quando parar de lutar

diogo silva taelwondo olimpíadas atenas 2004 (Foto: COB)

Por SporTV.comRio de Janeiro


Após conquistar a medalha de bronze na categoria até 68kg no Pré-Olímpico de taekwondo, que aconteceu no Azerbaijão, Diogo Silva garantiu presença nas Olimpíadas de Londres, no ano que vem. Apesar de ter apenas 29 anos, e ainda pretender disputar os Jogos Olímpicos de 2016, o atleta já faz planos para a aposentadoria.
- Tenho um sonho, eu não sei se isso é possível. O meu plano é estar nos Jogos Olímpicos no Brasil, encerrar a carreira com uma medalha e me mudar para uma cidade litorânea, só para surfar e aproveitar a vida - revelou ao programa "Brasil 2012", do SporTV.
Diogo começou a treinar aos sete anos de idade, influenciado por filmes de luta, como "O Grande Dragão Branco". Hoje em dia, ele percebe que o longa estrelado pelo ator belga Jean-Claude Van Damme tem mais encenação do que esporte de verdade.
- Acho que aquilo marcou a infância de muitas crianças. Só que hoje, quando eu vejo, eu falo: "Nossa, como eu gostava disso?" Me desenvolvi muito dentro do esporte, a técnica, e ali eu vejo que é bem fantasioso - comenta.
Nascido em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, o atleta viu no esporte uma chance de mudar de vida. Mas se decepcionou ao perceber que vencer competições continentais não seria o suficiente para conseguir patrocínio. Campeão do Sul-Americano em 2002 e bronze no Pan de 2003, Diogo se deu conta que precisava de um resultado olímpico para ter projeção.
 É a única competição que tem uma visibilidade mundial e que podia gerar uma grande mudança para mim. Cheguei na semifinal (em Atenas, 2004) e perdi a disputa de bronze para um atleta sul-coreano. Foi aí que saiu o primeiro protesto, o Brasil não tinha nenhum tipo de incentivo ao esporte. Mas aquele protesto foi um desabafo pessoal. Eu era o quarto melhor do mundo, vivia em uma situação crítica, só que para mim não mudou em nada. Cheguei em casa e peguei o mesmo ônibus que eu pegava antes - lamenta.
-
Ouro no Pan do Rio, em 2007, ele conta que a ficha demorou a cair quando acabou a luta.
- Cheguei com um pensamento que não poderia perder aquela chance. Quando eu ganhei, não conseguia comemorar, porque na minha cabeça parecia que não tinha acabado ainda. Ao subir no pódio, eu me imaginei realmente o vencedor. Eu não fui mais um que tentou e não conseguiu. Quando tocou o hino, eu entendi que tinha acabado - relembra.
Segundo Diogo, garantir vaga nas Olimpíadas do ano que vem foi uma meta que ele traçou quando não conseguiu a vaga para Pequim, em 2008. Com o objetivo alcançado, o atleta afirma estar pronto para lutar pelo pódio.
- São três anos trabalhando para estar nos Jogos Olímpicos de 2012. Neste momento, sou um atleta completo. Estarei com 30 anos, bem maduro, psicologicamente eu estou muito bem preparado. Fisicamente eu estou muito bem também, suportando qualquer tipo de pressão e de dor que o esporte provoca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário