segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A um ano de Londres-2012, quarteto brasileiro festeja vagas asseguradas

Por Globo Esporte
Por Adriano Albuquerque, Helena Rebello e João Gabriel Rodrigues

No dia 27 de julho de 2012, o Estádio Olímpico de Londres receberá a cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2012. A exatamente um ano do começo dos Jogos Olímpicos, quatro brasileiros já podem sonhar com o desfile das delegações durante o evento. O Brasil já tem 50 vagas para a competição, mas apenas Ana Luiza Mello, Felipe Fuzaro, Diogo Silva e Poliana Okimoto têm seus nomes garantidos e comemoram o tempo que terão para a preparação.
Poliana Okimoto na prova de maratona aquática na China (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)

Além dos quatro, o Brasil também tem garantido 36 atletas no futebol feminino e masculino, um no ciclismo (estrada masculino), cinco no hipismo (equipe saltos), e mais quatro na natação (4x100m masculino). No entanto, ainda não está decidido quem representará o país nestas provas.

As primeiras vagas para os Jogos foram conquistadas por mulheres. No dia 20 de novembro, a seleção feminina de futebol conseguiu seu lugar nas Olimpíadas. Três dias depois, a atiradora Ana Luiza Mello foi a primeira a carimbar seu passaporte em um esporte individual, na pistola 25m.

-O espaço da mulher está crescendo na sociedade, e o esporte é mais um setor em que podemos mostrar nosso valor. É uma consequência natural. No tiro há mais homens participando do que mulher. Outros já poderiam estar com a vaga garantida e poderiam ter sido os primeiros. Mas há outros bons que podem conseguir vaga, como Julio Almeida. Tenho tranquilidade e a segurança de saber que tenho um ano para aprimorar erros, uma técnica que falta, já que essa parte da conquista já está feita. Melhor do que se fosse tentar um resultado no Pan, por exemplo – afirmou Ana Luiza, professora de biologia de 37 anos. O primeiro homem brasileiro nos Jogos saiu também do tiro. No dia 23 de novembro, Felipe Fuzaro conquistou uma vaga na fossa olímpica double.
- A segurança da vaga me permite treinar mais e mais forte para as Olimpíadas. Tendo tranquilidade posso participar das competições internacionais como treinamento. O objetivo, lógico, é ganhar o ouro. Nunca vou começar achando que vou perder, mas a realidade não é bem essa. Não estou entre os primeiros do mundo. Espero, no início do ano que vem, estar mais próximos dos dez melhores. Acho que vou chegar bem preparado. A certeza que tenho é que nunca treinei tanto quando vou treinar a partir de agora – destacou Felipe.

Diogo Silva comemora no taekwondo dos Jogos Militares (Foto: Cezar Loureiro / Ag. O Globo)


No início de julho, Diogo Silva ficou em terceiro no Pré-Olímpico de taekwondo, no Azerbaijão, e garantiu vaga para suas segundas Olimpíadas. Em Atenas-2004, ele ficou na quarta colocação.

- Para mim, hoje é um dia especial. O planejamento já começou a ser feito, vamos passar um tempo na Ásia e na Europa fazendo treinamento. Esperei por isso minha vida toda e quero chegar bem em Londres – disse o lutador.

A vaga de Poliana Okimoto foi conquistada no último dia 19, depois que ela ficou na sexta posição dos 10km da Maratona Aquática no Mundial de Xangai. Também na China, o Brasil conseguiu a vaga no revezamento 4x100m masculino.

- Nesse campeonato (Mundial), eu passei por uma pressão muito grande. Eu sabia que tinha de ficar entre as primeiras, só assim conquistaria a vaga. Eu me dediquei muito, treinei muito. Fiz o meu máximo pra conquistar essa vaga em Londres, fiz tudo o que eu tinha de fazer. Foi um alívio, uma alegria muito grande. Esse tempo de um ano é muito bom porque dá tranquilidade de fazer esse trabalho. Na última, só me classifiquei com três meses, foi muito corrido, a programação ficou muito em cima. Ter esse tranquilidade vai ajudar bastante – afirmou Poliana.brasileiros classificados olimpíadas Londres (Foto: Montagem sobre foto de Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário