sábado, 18 de junho de 2011

Dana White faz apelo para que Brasil 'abrace' atletas nacionais do MMA




O MMA é mania no mundo inteiro mas, mesmo com brasileiros fazendo sucesso internacionalmente, ainda enfrenta resistência no país devido à violência do esporte. O presidente do UFC, Dana White, aproveitou a coletiva de imprensa do evento no Rio de Janeiro, nesta semana, para defender que o Brasil preste mais atenção e dê mais carinho aos seus lutadores - algo que, segundo o peso pesado Rodrigo Minotauro, poderia mantê-los mais tempo no país.
Para White, o MMA não está em disputa com o futebol ou outros esportes por popularidade, mas o país ainda não reconheceu o potencial das lutas. Ele usou Anderson Silva como exemplo, a quem chamou de "melhor lutador peso por peso da história".
- Não importa qual esporte que você goste, a luta está em todos nós. Se há uma grande luta, a gente quer ver. Anderson Silva vai viajar logo mais para fazer comerciais nos EUA. Ele é um cara que está sendo abraçado pelo país, é um dos maiores lutadores de todos os tempos. Este cara é do Brasil, neste momento é o melhor lutador do mundo, e acho que o Brasil precisa abraçar ele e os demais lutadores. Acho que depois deste evento aqui, isso pode mudar - afirmou o dirigente.
A visão preconceituosa do MMA no Brasil limitou os investimentos privados na modalidade e muitos lutadores saem do país para treinar e fazer carreira. Rodrigo Minotauro, por exemplo, nunca lutou no próprio país em 12 anos de carreira. Apesar de o próprio White e Anderson Silva negarem que haja um êxodo de atletas - White lembrou que, assim como os brasileiros saem do país para aprender outras técnicas, muitos estrangeiros vêm ao Brasil para treinar jiu-jitsu - Minotauro acredita que a mudança de postura dos investidores em relação ao esporte pode segurar os lutadores mais tempo no país.
- Com a vinda do UFC para o Rio, a equipe toda está treinando aqui com o mesmo foco. O centro de treinamentos que temos no Recreio dos Bandeirantes (bairro da Zona Oeste do Rio) está indo muito bem. Hoje em dia, vários patrocinadores estão abrindo os olhos pra este evento, e acho que há condições de os lutadores ficarem no Brasil e seguirmos treinando aqui, se houver patrocínio - disse Minotauro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário