quarta-feira, 15 de junho de 2011

João Derly retorna às competições internacionais com nova perspectiva

Judoca João Derly no Mundial de 2007 (Foto: Divulgação / CBJ)


Por Globo Esporte

Será um João Derly bem diferente que fará seu retorno às competições internacionais neste fim de semana, no Grand Slam de Judô do Rio de Janeiro. A começar pelo peso - bicampeão mundial entre os meio-leves (até 66kg), Derly agora luta na categoria até 73kg. Após dois anos sem participar de grandes campeonatos, o judoca gaúcho também ganhou uma perspectiva bem diferente da vida e do esporte e encara o retorno com tranquilidade e alegria.

Foi no Rio que Derly viveu seu ápice, em 2007, quando conquistou, na cidade, o bicampeonato mundial e a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Foi também no Rio, no Grand Slam de 2009, que ele participou de uma grande competição internacional pela última vez. Depois disso, passou por duas cirurgias no joelho esquerdo e, quando voltava a competir no início deste ano, veio uma nova lesão no joelho direito. Agora, mesmo sem estar 100% recuperado, o gaúcho volta ao tatame com o objetivo de se reaclimatar aos campeonatos.

Realista, Derly sabe que conquistar a medalha de ouro será uma tarefa complicada, mas não liga. O que ele quer mesmo é aproveitar seu retorno aos tatames.

- O sentimento é de amor e carinho pelo que se vive. Fiquei tanto tempo afastado que, quando reencontrei o pessoal, disse que estou aqui curtindo! Às vezes, você está tão cansado da rotina de tantas competições que até se incomoda nas viagens, mas eu estou curtindo este momento, porque estava afastado e gosto de competir, de treinar, de estar nesse mundo aqui - disse Derly.

O tempo parado, porém, permitiu a Derly aproveitar também o mundo longe dos tatames. O judoca saiu mais com a mulher, foi bastante ao cinema e retomou os estudos na faculdade de educação física. Agora que voltou a treinar, o bicampeão mundial acredita que está organizando melhor seu tempo para curtir mais as coisas da vida.

- Às vezes, a gente se foca demais no treinamento e esquece dessas coisas. É importante ter equilíbrio, porque senão acaba sendo seu único objetivo de vida, e se você vai mal numa competição, acaba entrando em depressão - explicou o judoca.

O SporTV 2 transmite o Grand Slam de Judô ao vivo no próximo sábado a partir de 16h (horário de Brasília), com narração de Daniel Pereira e comentários de Angelo Paiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário